Caríssimos paroquianos de São João Baptista das Lampas e demais devotos de Nossa Senhora da Nazaré do Círio da Prata Grande

Como é do conhecimento público, ontem, dia 9 de Setembro, realizou-se uma Assembleia Geral Extraordinária da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré do Círio da Prata Grande. Esta assembleia, a segunda por nós solicitada, tinha o objectivo de decidir sobre a possível suspensão deste Círio, durante um ano, à luz da existência de novos documentos emanados das Autoridades Eclesiásticas, Civis e de Saúde.

Após a avaliação destes novos elementos, foi realizada uma votação sobre a dita suspensão, na qual essa possibilidade foi rejeitada, pois 13 Paróquias votaram contra a suspensão e 4 Paróquias votaram a favor da suspensão. Desta forma, decidiu-se pela continuidade do Círio da Prata Grande neste ano de 2020, apesar da actual situação pandémica e das condicionantes sanitárias necessárias e exigidas para salvaguarda da saúde pública.

Cumpre-nos reafirmar que a Paróquia de São João Baptista das Lampas nunca se recusou a receber a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Nazaré, pediu apenas um “adiamento” desse acontecimento. Assim, aceitamos a decisão desta Confraria e havemos de receber a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Nazaré na nossa Paróquia este ano.

Nos próximos dias, reuniremos com os representantes da Paróquia de São João Degolado da Terrugem, a fim de decidirmos sobre a data da entrega da Imagem pela parte desta e da recepção por parte da nossa Paróquia. Quando tal for decidido, comunicaremos a data à Comunidade e reuniremos com as autoridades competentes, para, em conjunto, avaliarmos e prepararmos as Celebrações que sejam possíveis realizar.

Estamos confiantes que o nosso povo saberá colaborar e viver este momento de tão grande Graça para as nossas vidas, apesar da actual situação mundial.

Confiando-vos à protecção maternal de Nossa Senhora da Nazaré.

São João das Lampas, 10 de Setembro de 2020