No primeiro dia do mês de Março e Domingo I do Tempo Santo da Quaresma, a Paróquia  de São João Baptista das Lampas reuniu-se para celebrar e inaugurar a primeira fase das obras de Conservação e Restauro da Matriz.

A celebração iniciou à porta, estando as portas fechadas, onde dezenas de fiéis se reuniram em ânsias para ver o resultado final desta primeira fase. No discurso de inauguração o Sr. Prior, Rev.mo Sr. Pe. Alberto de Oliveira, agradeceu a quantos colaboraram para suprir o pagamento desta obra, desde os que colaboraram na compra de bolos, filhós, rifas e tantas outras iniciativas, a particulares, empresas e instituições, mencionando a Câmara Municipal de Sintra, representada pelo Sr. Vereador Quinta Nova, a Junta de Freguesia, na pessoa do Sr. Presidente, Sr Guilherme Ponce de Leão, o Centro Social Paroquial de São João das Lampas, representado por diversos membros constituintes da direcção. Manifestou, o Sr. Prior, a sua alegria por tanta generosidade mas também a sua tristeza por tantas respostas negativas e também “desculpas de mau pagador” e ainda por algumas sem educação. Referiu ainda os diversos trabalhos, o grandioso tecto que foi restaurado pelo Sr. Prof. Américo Pereira de Melo e sua equipa, as pedras do Arco Triunfal, o Pórtico Manuelino, o Cruzeiro, e tantas outras obras da Equipa da Prof.ª Emília Passos de Almeida, o Gonçalo da Lusovolt na disponibilidade a qualquer hora e da instalação eléctrica de toda a Igreja, a limpeza do adro pelos Srs. Jacinto Domingues e Fernando Calçada e a sempre disponível equipa de senhoras na limpeza da Igreja ao longo destes nove meses e particularmente agora no final desta fase. Referiu, ainda, que a segunda fase (a lavagem do telhado, pintura da Igreja e Limpeza das Pedras da Torre Sineira, se seguirão logo após as Celebrações da Páscoa

Terminado o discurso, convidou, o Sr Prior, os Sr Vereador e Presidente da Junta de Freguesia, ao descerramento da placa dos painéis e a comemorativa do acontecimento. Seguiu-se a Bênção da Tecto e a entrada solene, onde só se viam rostos encantados a contemplar a beleza do tecto. 

A Eucaristia segui-se tomando os ritmos habituais, foram apresentados à comunidade os elementos do novo Conselho Económico Paroquial e os novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.

Terminada a Eucaristia, seguiu-se o Almoço de Angariação de Fundos para as Festas de Nossa Senhora da Nazaré na Sociedade Filarmónica União Assaforense.

Partilhar