Decorreu no passado dia 11 de Novembro, Memória Litúrgica de São Martinho de Tours, na Paróquia de São João Baptista das Lampas, o dia da Paroquialidade.

Este evento decorreu com base no desejo de congregar a comunidade paroquial, distribuída pelos vários lugares da Paróquia, na Igreja Matriz.

Podemos afirmar que este foi um dia grande, não pelas horas do dia, mas pela importância de congregar toda a comunidade, tendo por base o desafio Sinodal, que tem como lema, o Sonho Missionário de chegar a todos.

Tal como programado, este dia contou começou com a Bênção das motas da Ribeira de Rio de Cões, passando por uma aula de zumba que contou com a presença de muitos paroquianos dos oito aos oitenta.

O culminar do dia ocorreu com a celebração da Eucaristia, ponto alto, por excelência, da comunhão do Pastor com as suas ovelhas. Nesta participaram um grande número de fiéis, entre os quais, a representação de entidades civis da nossa freguesia, assim como em representação da Câmara Municipal de Sintra e respectiva Assembleia Municipal.

Procedeu-se depois ao convívio/almoço, onde podemos degustar o porco no espeto e outras iguarias, terminando com as tradicionais castanhas e água pé.

Decorreu ainda um momento de animação com o Grupo de Cavaquinhos da universidade Sénior  e outro momento preparado pela catequese acerca de São Martinho, interpelando a comunidade à reflexão sobre quem é São Martinho e como festejamos o mesmo. Deu-se também a representação de uma peça de Teatro, levada a cabo pelo grupo da Aliança de Santa Maria

Para encerrar em alta, contamos com a grande actuação do Fadista Marcelo Rebelo da Costa e da Fadista Rosa Jacinto.

 

Partilhar