O Padre Dâmaso Lambers faleceu esta quinta-feira, aos 87 anos, no Hospital da Ordem Terceira, em Lisboa. O seu corpo vai estar em câmara-ardente a partir desta sexta-feira, às 16h00, na Igreja de Nossa Senhora do Amparo de Benfica. O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidir às exéquias no sábado, às 10h30. 


Hermano Nicolau Maria Lambers nasceu no dia 9 de junho de 1930, na Holanda, onde viveu, durante a sua infância, adolescência e juventude, as consequências da segunda guerra mundial. O sacerdote da Congregação dos Padres dos Sagrados Corações foi ordenado em 1955 e, três anos depois, com outros colegas, chegou a Lisboa para as missões populares que foram pedidas pelo Cardeal Cerejeira. Foi coadjutor na paróquia da Penha de França e colaborador na paróquia de Arroios. Em 1960 foi um dos sacerdotes responsáveis pelo primeiro Cursilho de Cristandade na diocese de Lisboa.

Durante mais de 30 anos foi também colaborador da Rádio Renascença, onde teve vários programas. Em 1966 recebeu a nomeação para capelão do Estabelecimento Prisional do Linhó e, em 1988, foi nomeado como coordenador nacional da assistência religiosa nas cadeias portuguesas. Do seu importante trabalho na Pastoral Penitenciária em Portugal, destaca-se a fundação da instituição “O Companheiro” que se dedica a apoiar ex-reclusos.

No dia 10 de junho de 2009 o padre Dâmaso Lambers foi condecorado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com o grau de Grande Oficial da Ordem do Mérito. Em 2011, o sacerdote recebeu uma homenagem da ‘Prison Fellowship International’, pelo seu trabalho de mais de 50 anos em favor dos presos.

Agradecemos a Deus, Nosso Senhor, pela vida do Sr. Pe. Dâmaso, que também com Paróquia de São João Baptista das Lampas colaborou imensos anos. Recordamos que serão celebradas Missas em sua memórias: hoje, pelas 19h, na Ermida do Espírito Santo e no próximo domingo, pelas 12h, na Igreja Matriz.

Que o Senhor o receba na sua infinita misericórdia e o recompense pelo serviços prestados em todos os locais onde passou.

Partilhar