As Festas de Nossa Senhora da Esperança de Fontanelas ocorreram na passada semana que foi também a Oitava da Páscoa.

Na segunda-feira, dia 23 de Abril, pelas 19h foi celebrada Eucaristia Solene em Honra da Virgem Branca da Esperança, na sua Igreja que tem vindo a ser restaurada.

Na sexta-feira, dia 6 de Abril, pelas 21h saiu a Procissão de Velas com a oração do Terço do Rosário, seguindo-se depois os habituais momentos musicais e entretenimentos vários no largo da Igreja.

No sábado, logo de manhã o Trail e ao início da tarde Zumba. Segue a noite com animações musicais.

No domingo, 8 de Abril, Eucaristia Solene de Nossa Senhora, Mãe da Nossa Esperança, com as leituras e orações próprias para este tempo de Ressurreição do Filho da Virgem Maria. Na homilia, o sr Prior, Pe. Alberto de Oliveira, comparou a Páscoa à Primavera, que é renovadora. Colocou ainda Maria como Porta para a nova relação com Deus desde o seu Sim, ao Arcanjo, na Anunciação. Nossa Senhora é a Mãe dos discípulos a partir daquele momento na Cruz, e, por isso, nossa Mãe também. Falou ainda que, celebrar a Senhora da Esperança é celebrar a grande esperança que Ela própria teve na Ressurreição, que ao colocar-nos no caminho de vida de Cristo é celebrar a Senhora da Esperança, estando, desta forma, atentos às necessidades dos irmãos, porque a Mãe nos ensina a estarmos disponíveis e, como Cristo, estarmos de mãos estendidas, também como esta Veneranda Imagem está. O apoio e patrocínio da Virgem, desde sempre, convida-nos a fazer a vontade de Deus e, assim, exalar a nossa vida ao perfume novo da Ressurreição do Senhor.

Terminada a Celebração Eucarística, sai a procissão, que mesmo apanhando alguma chuva pelo caminho, não deixou de percorrer o seu percurso habitual, indo a Gouveia, até à Capela de Nossa Senhora de Belém, que vem também em cortejo processional até Fontanelas.

Partilhar