Estreou dia 19 de janeiro, nas salas de cinema portuguesas, o filme ‘Silêncio’, de Martin Scorsese, que adapta o romance homónimo de Shusaku Endo sobre a tumultuosa história do cristianismo no Japão, abordando as complexidades da fé num contexto particular da história de Portugal – o das missões evangélicas jesuítas no Japão do século XVII.

“No século XVII, dois padres jesuítas vindos de Portugal – Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Garrpe (Adam Driver) – viajam até ao Japão, sob ordens da Igreja, na esperança de encontrarem o seu mentor, o padre Cristóvão Ferreira (Liam Neeson), que alegadamente cometeu apostasia. Nas terras nipónicas sob o regime Xogunato Tokugawa, que baniu o catolicismo e quase todo o contacto com o estrangeiro, os dois jovens religiosos testemunham a perseguição dos japoneses cristãos pela mão do seu próprio governo. O par separa-se com Rodrigues a viajar até ao campo, interrogando-se sobre o silêncio de Deus face ao sofrimento dos seus filhos”, refere a sinopse de ‘Silêncio’, salientando que este é “um dos mais aguardados filmes do ano, e terá particular impacto em Portugal, uma vez que retrata um período importante da história nacional, pela mão de um dos mais consagrados realizadores de Hollywood”.

Nas palavras do realizador Martin Scorsese, “‘Silêncio’ é a história de um homem que aprende de forma dolorosa que o amor de Deus é mais misterioso do que ele acreditava; que Ele dá ao Homem mais liberdade na sua condução do que nós supúnhamos; e que Ele está sempre presente… mesmo no Seu Silêncio”.

Ver o Trailer aqui

Partilhar