As aparições de Fátima aos Pastorinhos, foram um acontecimento marcante para a Igreja Católica, pelo modo como uniu milhões em oração, pela profundidade com que marcaram a vivência da fé, e pelo alcance profético das suas mensagens.

A mensagem intemporal de Fátima projecta um enorme dinamismo para o nosso presente, abrindo os horizontes da fé para o futuro da história humana. É uma apelo à humanidade do nosso tempoe por isso a importância de se celebrar este primeiro centenário condignamente, sem nos limitarmos apenas a assinalar uma efeméride histórica, reduzindo este momento ao passado.

Integrado nestas comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos (1917-2017), a Paróquia de São João Baptista das Lampas ergueu um nicho a Nossa Senhora de Fátima, local público de culto e oração, em homenagem à Mãe que tanto pediu para que rezássemos.

A sua inauguração e bênção foi realizada no passado Domingo, dia 26 de Fevereiro, numa Eucarístia de beleza singular, presidida pelo Sr. Bispo D. Joaquim Mendes e com a presença das imagens de Jacinta e Francisco, bem como do Sr. Vice-Presidente da Câmara de SIntra, Dr. Rui Pereira, do Sr. Vereador, Dr. Marco Almeida, e do Sr. Presidente da união de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, Sr. Guilherme Ponce de Leão.

O acto foi acompanhado pela realização de uma dezena viva em volta do nicho, pela catequese de São João, apelando à oração constante da Comunidade.

 

Partilhar