Caros amigos/as 

A Semana de Oração pelas Vocações concentra em oito dias o que fazemos certamente todo o ano. Cumprimos o mandato de Jesus, de rogar ao Senhor da Messe que mande muitos operários para a Sua Messe. Estou certo de que, se cumpríssemos sempre e bem este mandato, não faltariam colaboradores de Cristo nas várias concretizações da vocação cristã. Não faltam exemplos disto mesmo pelo mundo além: Comunidades que rezam pelas vocações, alcançam-nas para si e para as partilhar com outras.

Tudo o que é bom e útil para o serviço da Igreja e do Mundo é um dom de Deus. Dom para agradecer e para pedir, como Jesus nos disse também: “Pedi e recebereis!” E os dons de Deus são sobretudo as pessoas que cria, que chama e que dizem sim.

É este o verdadeiro sentido da vida humana: Descobrir o que Deus quer de cada um de nós e realizá-lo com fé e disponibilidade total. Por isso nas famílias, comunidades e movimentos, o mais importante é proporcionar a cada um/a a possibilidade de descobrir o que é que Deus espera de si, em benefício de todos.

Creio que a próxima Jornada Mundial da Juventude será uma excelente ocasião para isto acontecer. Aliás, já está a ser assim, com o muito trabalho de preparação que ela exige e integra milhares de jovens nesse sentido. Creio que muitos estão a descobrir a alegria de servir o Reino de Deus!

Convosco, com muita estima e oração,

+ Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa

Partilhar