Na passada sexta-feira, 23 de Março, e primeira de Primavera realizar-se-ia a Procissão do Divino Senhor dos Passos, com o tradicional encontro, com a Virgem Dolorosa, e Sermão. Contudo, devido ao mau tempo que se fez sentir, não foi possível fazer sair a Procissão, ficando pela Matriz, fazendo a meditação dos sete passos escolhido com o Sermão.

Pelas 21 horas, Colocados os andores, do Divino Senhor e da Dolorosa Mãe, de frente um para o outro junto aos Altares Laterais da Matriz, dá-se inicio à Celebração dos Passos fazendo as meditações e orações que foram adaptadas da Via Crucis de São João Paulo II do ano de 2003, no Coliseu de Roma.

O Sermão do Encontro foi integrado no Quarto Passo, o do Encontro do Senhor Jesus com Sua Mãe, no Caminho do Calvário.   Nele, o Reverendo Prior, Pe. Alberto de Oliveira, meditou sobre os Encontros do Senhor, não só no Caminho da Cruz mas durante a sua vida. Os Encontros do Senhor com as autoridades do seu tempo, que o provocavam; com o povo, a quem ensinou e pregou; com a samaritana, que mudou completamente a sua vida depois do dialogo com  o Senhor; com o leproso, que ficou curado e liberto da miséria; o encontro com mulher prostituta, que foi perdoada pelo Divino Mestre; o encontro com o cobrador de impostos Zaqueu, que desejava ver o Senhor; com o cego Bartimeu, que nos ensina a jaculatória belíssima: Jesus Filho de David, tende piedade de mim; o encontro com Marta e Maria, que nos ensina a saber parar para ouvir o Mestre; os encontros com os discípulos, particularmente com o traidor Judas e com Pedro que o nega mas chora amargamente de arrependimento; o encontro rápido com a Sua Mãe, que aflita não deixa de o seguir até ao fim.

Com este tempo de meditação dos Passos do Senhor e com o Sermão do Encontro todos saíram, de certo, mais preparados para iniciar a Semana Maior, a Semana Santa.

Partilhar