Realizou-se, nos dias 1, 2, 3 e 4 de Junho, a Peregrinação Paroquial a Lourdes, com passagem por Salamanca, Loyola e Ávila. Nela participaram cerca de 40 paroquianos que, com o seu Pároco, Rev. Pe. Alberto de Oliveira, visitaram e rezaram no Santuário dedicado à Virgem Maria, no mistério da sua Imaculada Conceição.
Partiram os peregrinos de São João das Lampas na madrugada de 1 de Junho e rumaram a Salamanca, onde aí visitaram parte da cidade, vendo as Catedrais Nova e Velha, Plaza Mayor e Casa das Conchas. Partindo depois daí para uma vila perto de Burgos onde vieram a pernoitar.
No dia 2 de Junho partem para Loyola, pequena vila onde nasceu Santo Inácio, o Fundador da Companhia de Jesus, também chamada de Jesuítas, aí visitaram a grande Basílica e a casa de Santo Inácio, sendo o ponto mais alto desta visita a Celebração Eucarística, presidida pelo Rev. Prior, na Capela da Conversão deste Santo, nela se rezou pela Paróquia e paroquianos e por todos os peregrinos. Depois de almoçar segui-se a viagem para França, para Lourdes, aí, depois de se instalarem todos e jantarem, seguiram para o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes que, mesmo com chuva intensa, estava repleto de fiéis para participarem na Procissão de Velas que terminou com um pequeno momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, terminando com a Bênção do Senhor Sacramentado.
No dia 3, Domingo de Corpo de Deus (por não haver sido feriado na quinta-feira), fizeram os peregrinos logo pelas 8h a Via crucis Espélugues, que, além de um momento de oração e reflexão na Paixão e Morte do Senhor, foi também um momento de apreciar a paisagem envolvente bem como das figuras das estações de Via Sacra. Dali partiram para a Eucaristia da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo na Basílica de Pio X, onde o Rev Pe. Alberto concelebrou. Tendo a o inicio da tarde a exibição de um pequeno documentário, em português, relativo às aparições da Santíssima Virgem, a Bernardette, num pequeno auditório do Santuário de Lourdes. Segui-se uma tarde livre para fazer a visita aos restantes locais de culto e adquirir algumas lembranças deste lugar Santo. Termina o dia com a participação na Procissão de Velas também na Basílica de Pio X.
No dia 4 de manhã cedo, após o pequeno-almoço, o regresso a Portugal ,as em direcção a Ávila, com paragens técnicas e também para almoçar. Em Ávila visitaram os peregrinos o Mosteiro da Encarnação, onde Santa Teresa esteve em primeiro lugar. Seguiu-se a visita para o centro histórico onde puderam ver a Igreja de São João Baptista, onde esta Venerável Santa recebeu o Sacramento do Baptismo a 4 de Abril de 1515, dali partem rumo à Igreja de Santa Teresa d’Ávila que é construída sob o local ontem teria nascido. Aí o Rev. Pe. Alberto celebrou a Eucaristia da Memória de Santa Teresa de Jesus, terminando assim os locais de visita desta peregrinação. Tendo saído de Ávila rumaram a São João das Lampas.