“A Quaresma é um caminho certamente exigente, como é bom que seja, porque o amor é exigente, mas é um caminho cheio de esperança”, disse o Papa aos peregrinos e turistas a 1 de março, início do tempo litúrgico de preparação para a Páscoa.
Francisco regressa hoje às audiências publicas semanais na Praça de São Pedro depois de uma semana vivida em retiro quaresmal com os seus mais diretos colaboradores. Uma nova catequese que vai encontrar na sua Agência ECCLESIA.
Das muitas notícias nacionais e internacionais que demos destaque esta terça-feira e encontra no seu sítio online de informação religiosa destaco no contexto da Semana Cáritas 2017 a entrevista à diretora de Departamento de Inovação | Comunicação e Projetos da Cáritas Diocesana de Coimbra que identifica o «envelhecimento» e a «inclusão social» como prioridades.
A nível europeu de assinalar que o Tribunal Europeu de Justiça decidiu que as empresas podem proibir funcionários de usar símbolos religiosos.
“O alcance destas decisões poderá estender-se a quaisquer sinais de identificação religiosa, não apenas os relativos à religião islâmica, também ao uso de uma cruz, como símbolo cristão, por exemplo”, disse-nos o jurista Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz.
O Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima continua na agenda informativa e religiosa e o selecionador nacional, Fernando Santos, contou o que o atrai mais à Cova da Iria.
Já o jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’ destaca que a Basílica de São Pedro viveu um “momento histórico”, na segunda-feira, descubra qual aqui.
Em tempo da Quaresma, hoje, no programa de rádio Ecclesia, a partir das 22h45 na Antena 1, trazemos comentários à mensagem do Papa Francisco – ‘A Palavra é um dom. O outro é um dom’.
Como o Papa é argentino recordamos ainda que hoje no seu país Natal relembram o Beato Artemides Zatti: Nasceu em Boretto, Itália, em 1880, e emigrou aos 16 anos com a família para a Argentina – Baía Blanca.
“Durante 40 anos, este salesiano foi o pai dos pobres e dos doentes. Visitava-os regularmente na sua velha bicicleta. Foi beatificado em 2002 por João Paulo II.” (Evangelho Quotidiano)
Carlos Borges