No dia 29 de Janeiro, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima deu-nos a honra e o privilégio de a acolher, por poucos minutos apenas, no adro da Igreja Matriz.
Foram muitos os que acorreram ao seu chamado, aproveitando para rezar, agradecer e testemunhar este momento tão solene e enriquecedor. A proximidade permitiu que até os doentes e mais idosos pudessem estar presentes. As crianças cantaram de alegria à sua passagem.
Somos uma terra de Peregrinos. Todos os anos, parte daqui um pequeno grupo em direcção a Fátima numa tentativa de aproximação e interioridade. Agora, foi a Mãe que, simbolicamente, retribuiu a visita, palmilhando o país de uma ponta à outra chegando, finalmente, ao nosso encontro. E ninguém ficou indiferente à Sua presença.
“Santíssima Virgem Maria, que nos montes de Fátima Vos dignastes revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graças contidos na prática do vosso Santo Rosário, incuti profundamente em minha alma o apreço com que devo Ter a essa devoção, para Vós tão querida, a fim de que aproveite de seus preciosos frutos.
Volvei, ó Maria, Vossos olhos cheios de piedade sobre mim, que tanto preciso de vosso auxílio; mostrai a mim como a outros tendes mostrado, que sois verdadeira Mãe de misericórdia, enquanto eu de todo coração Vos saúdo e Vos invoco como minha soberana e Rainha do Santíssimo Rosário.
Nossa Senhora, rogai por nós. Amém.”